25/06/2026

Copa do Mundo: após classificação da seleção brasileira, prefeitura e estado decretam ponto facultativo na segunda-feira

Fonte: O Globo
Uma boa notícia para os servidores públicos: estado e município decretaram
ponto facultativo na próxima segunda-feira, após a seleção brasileira se classificar
para a próxima etapa da Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, Canadá
e México. A partida está programada para as 14h contra adversário que ainda
será definido, nesta quinta. A medida, no entanto, não atinge órgãos
considerados essenciais, como hospitais.
"O ponto será facultativo, nas repartições públicas municipais, no dia 29 de junho
de 2026, em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo
2026, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não
admitam paralisação", diz o texto do decreto do prefeito Eduardo Cavaliere,
publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira.
No segundo artigo, o decreto comunica que a Secretaria municipal de Saúde
(SMS) editará resolução regulamentando o expediente nas unidades da rede.
Numa postagem feita após o jogo desta quarta-feira nas redes sociais, usando
uma imagem de Vinir Jr, autor de dois dos três gols da seleção brasileira na
partida contra a Escócia, o prefeito escreveu que em coordenação com o
governador em exercício desembargador Ricardo Couto sairia publicado nos
Diários Oficiais do município e do estado desta quinta-feira os respectivos
decretos com ponto facultativo nas repartições públicas municipais e estaduais
na segunda-feira, data do próximo jogo.
Benefício para servidores estaduais
O governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, também decretou
ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração pública estadual na
próxima segunda-feira. No entanto, serviços essenciais funcionarão
normalmente, como no município.
A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, valendo para os
órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas estaduais. As
unidades de saúde, as forças de segurança e demais atividades indispensáveis ao
atendimento da população funcionarão normalmente, sem qualquer alteração.